Japão fornecerá 1 milhão de dólares em ajuda para combater o vírus Zika na América Latina

0
Posted 22 de março de 2016 by Camera News in Política
image

O Japão fornecerá 1 milhão de dólares para ajudar a combater o vírus Zika na América Latina, disse o Ministro das Relações Exteriores Fumio Kishida na sexta-feira (26), um dia após o primeiro caso da doença transmitida por mosquito ter sido confirmado no Japão.

“Através da cooperação com as organizações internacionais, o Japão vai ajudar a evitar a propagação e conter a doença, além de impedir a entrada do vírus em nosso país”, disse Kishida numa conferência de imprensa.

Kishida disse que a assistência japonesa, que será distribuída através da Organização Mundial de Saúde e outros órgãos internacionais, será destinada a colher informações sobre a propagação do vírus na América Latina, prestação de cuidados a grávidas e mães que amamentam e melhorar a higiene pública na região.

Para o público japonês, o ministro disse: “Solicitamos gestantes e aquelas que pretendem engravidar que evitem viajar à América Latina.”

Embora o vírus Zika, geralmente, provoque sintomas leves como erupções cutâneas e dores de cabeça, ele pode ser a causa do aumento no número de casos de microcefalia nos países latino-americanos como o Brasil.

Fonte: Kyodo
Imagem: BBC