Japão prepara sistema de reconhecimento facial em aeroportos para evitar a entrada de terroristas

0
Posted 22 de março de 2016 by Camera News in Internacional
image

Conscientes da importância de um controle mais rigoroso da imigração antes dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, o governo japonês começará a usar um sistema de reconhecimento facial nos aeroportos para reforçar a sua capacidade de capturar terroristas que tentam se infiltrar no país.

Fotografar o rosto de cada estrangeiro que entra no país já faz parte do sistema de controle de passaporte em Narita, Haneda e outros aeroportos japoneses. O novo sistema de reconhecimento facial vai permitir que essas fotos sejam comparadas instantaneamente às imagens de terroristas.

O Ministério da Justiça busca cerca de ¥ 300 milhões ($ 2,69 milhões) no seu pedido de orçamento do ano fiscal de 2016 para instalar o sistema em todas as seções de imigração em aeroportos de todo o país. O ministério já recebeu cerca de ¥800 milhões no orçamento suplementar do ano fiscal de 2015 para o laçamento do sistema neste verão.

Coleta de dados de passageiros
No outono passado, o ministério criou um centro de inteligência relacionado aos visitantes estrangeiros o qual iniciou a coleta de dados de companhias aéreas, tais como os nomes, idades e nacionalidades dos passageiros que entram no Japão, bem como lugares que tinham visitado antes do embarque na aeronave.

Tais informações, bem como impressões digitais, já são utilizadas no processo de controle de passaportes para evitar que indivíduos “indesejáveis” entrem no país. Mas quando se trata de terroristas, as fotos são muitas vezes a única informação disponível.

Tóquio pode ser alvo de terroristas
Desde outubro passado, o ministério vem intensificado esforços para reunir dados de imagem de terroristas, trabalhando com a Agência Nacional de Polícia e outras agências de investigação e de segurança interna. Além disso, reforçará as medidas para promover a troca de informações com as autoridades de imigração em todo o mundo.

O número de visitantes estrangeiros no Japão aumentou 39% em 2015, atingindo um recorde de 19,68 milhões. Os ataques em Paris e outros incidentes terroristas nas principais cidades ao redor do mundo têm aumentado a preocupação de que Tóquio também pode ser um alvo.

Fonte e imagem: Nikkei